Dúvidas e Respostas

 

 

Cloud-Questions

Dúvidas e questões sobre empréstimos, quantidade de obras, devolução de materiais, histórico de empréstimos, renovação, reserva, acervo, doação de obras, multas, extravio e dano, horários, endereços dentre outras questões.

 

EMPRÉSTIMO

É necessário fazer cadastro na Biblioteca para utilizar os serviços de empréstimo e consulta local?

Os alunos da graduação, professores e funcionários não precisam fazer cadastro na Biblioteca, caso já estejam habilitados no Sistema CIESA Educacional.

Já os alunos matriculados nos Cursos de Especialização do CIESA, precisarão ser cadastrados na Biblioteca, devido terem seus dados em outro sistema na Secretaria da Pós-Graduação. Para o cadastro é necessário solicitá-lo na Biblioteca e estará disponível em até 24 horas, apresentando ainda documento com foto.

 O que é necessário para emprestar e/ou consultar livro na Biblioteca?

O usuário deve estar ativo no Sistema e deve sempre apresentar documento atual com foto.

Não sou aluno do CIESA, posso retirar livros na biblioteca para levar para casa?

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para alunos matriculado, professores e funcionários do CIESA. Você poderá somente utilizar o serviço de consulta local no atendimento a Biblioteca.

Sou ex-aluno do CIESA, posso retirar livro na Biblioteca para levar para casa?

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para alunos do CIESA com vínculo ativo. Você poderá somente utilizar o serviço de consulta local no atendimento a Biblioteca.

Quantos materiais podem ser emprestados para os usuários e por quanto tempo?

Confira na Tabela de Formas de Empréstimos por Usuários.

Imagem

 

Posso fazer empréstimo de mais de um exemplar do mesmo título?

Sim, desde que sejam de anos de publicações diferentes.

Serei avisado do vencimento do prazo de empréstimo?

Sim. O sistema envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado. Caso não receba o aviso por questões técnicas do Sistema ou informação desatualizada, não isenta os usuários de pagamento de multas por atraso.

Posso solicitar que outra pessoa devolva um livro ou outro tipo de material retirado por mim?

Sim. Para facilitar o atendimento é importante que se tenha o número de matricula e/ou nome do usuário que retirou o material na Biblioteca.

Por que algumas publicações não podem ser emprestadas?

Algumas publicações, devido ao seu tipo ou demanda, não podem ser emprestadas. Por exemplo: dicionários, enciclopédias, guias, relatórios técnicos, tcc’s entre outros, são considerados Obras de Referência, mantidas permanentemente na Biblioteca para consulta local.

Como faço para consultar meu histórico de empréstimos no Sistema?

No Sistema siga o caminho: biblioteca > serviços de usuário > histórico de empréstimos.

 

DEVOLUÇÃO

Posso devolver os materiais e deixar a multa pendente? 

Sim. Materiais em atraso podem ser devolvidos independentemente do pagamento da multa. O vencimento da multa será no dia posterior a data da devolução. Os usuários com itens em atraso e/ou multas pendentes, tem seu cadastro bloqueado para empréstimos, renovações e reservas até a regularização da pendência, estando ainda impossibilitado de renovar matrícula.

Outra pessoa pode fazer a devolução do material em atraso?

Sim. Mas ressaltamos que a responsabilidade sobre o material emprestado é do usuário que o retirou da Biblioteca.

 

MULTAS E MATERIAIS PENDENTES

Qual o valor da multa?

O valor da multa é de R$ 2,00 (dois reais) por dia para cada livro. No momento do empréstimo, todo usuário toma ciência da data de devolução da obra, sendo ele o responsável pela devolução dentro do prazo estipulado.

A multa é cobrada também nos finais de semana e feriados?

Sim. A multa é cobrada por dias corridos.

Onde pago a multa?

Diretamente na tesouraria do CIESA (Bloco A) com seu número de matrícula ou imprimindo no Sistema CIESA Educacional o GRU (Guia de Recolhimento da União) e pagando nas agências bancárias.

Estou com multa em aberto, posso realizar empréstimo, renovação e/ou reservar outros materiais?

Não. Estes serviços estarão disponíveis somente após sanar sua pendência. Tendo multa em aberto, o aluno também estará impossibilitado de renovar a matrícula.

 

ROUBO, FURTO, PERDA OU DANO

Como proceder em caso de roubo, furto, perda ou dano ao material emprestado sob a minha responsabilidade?

Em quaisquer das circunstâncias, o usuário deverá repor a Biblioteca outro exemplar semelhante ao extraviado ou danificado. O usuário deve comunicar de imediato a Biblioteca para evitar a cobrança da multa por atraso. Caberá ao bibliotecário estabelecer o prazo para reposição ou substituição do material. Se o sinistro for informado a Biblioteca após a data prevista para a devolução, o usuário será responsável pela reposição do material, assim como o pagamento da multa referente aos dias em atraso.

Em se tratando de material ou edição esgotada, a obra a ser reposta poderá ser substituída por outra, de valor equivalente, a critério do bibliotecário.

Em caso de roubo ou furto, não será aceito Boletim de Ocorrência (BO) para efeito de dispensa da reposição do material bibliográfico e/ou do pagamento de eventuais multas por atraso na devolução do mesmo.

 

RENOVAÇÃO (serviço em teste)

Quantas vezes posso renovar meu material? 

 

Cada usuário pode renovar seus materiais até 1 (uma) vez. O serviço de renovação não pode ser efetuado por e-mail ou telefone.

Quando renovar poderia ficar mais quantos dias com o material?

A renovação dará direito a mais 3 (três) dias de empréstimo.

Para fazer a renovação nos terminais da Biblioteca preciso trazer os livros? 

Não, porém faça sua renovação com antecedência, pois caso haja reserva você não poderá renová-lo, ou seja, terá que devolvê-lo na data de vencimento.

Posso renovar os materiais nas férias? 

Não. Nos recessos escolares a Biblioteca aplica atividades internas, estando disponíveis somente os empréstimos de consulta local.

Posso realizar a renovação dos materiais se algum estiver em atraso? 

Não. Se possuir devoluções em atraso e multas em aberto, ficam indisponíveis os serviços de empréstimos, renovação e reserva de materiais.

Posso renovar meu material se estiver com reserva? 

Não. Obras com reservas não podem ser renovadas. A biblioteca funciona como intermediária dos interesses dos usuários. Se um usuário reservou uma obra é porque tinha necessidade de utilizá-la. A reserva tem prioridade sobre a renovação para que todos os usuários tenham acesso a todos os materiais por pelo menos um período de empréstimo.

 

RESERVA (serviço em teste)

Por quanto tempo a obra que reservei ficará disponível após sua liberação? 

A reserva ficará disponível até o dia seguinte da devolução da obra. Caso o material não seja procurado dentro desse prazo, a reserva será anulada e transferido o direito de reserva ao próximo da lista de solicitação. As reservas deverão ser retiradas no Balcão de Empréstimo da Biblioteca.

Atenção: Cabe ao usuário a responsabilidade de verificar, diariamente, se a obra reservada por ele está disponível.

Como saber se o material reservado está disponível para retirada?

O usuário receberá um e-mail informando que o material está disponível, devendo ser retirado o prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

Posso reservar um livro que está disponível na estante?

Não. Só poderão ser reservados os títulos que estiverem em situação de “Emprestado” no Sistema.

 

DOAÇÃO DE MATERIAIS

Como faço para doar livros para a Biblioteca do CIESA?

 

A Biblioteca André Araújo aceita doações de materiais que atendam as necessidades informacionais  dos diversos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo CIESA.

Para realizar a doação é necessário enviar um e-mail a Biblioteca (biblioteca@ciesa.br) informando o interesse em doar obras, e posteriormente enviaremos um formulário para informar os dados das obras: nome(s) do(s) autor(es), título e ano de publicação do livro. Posteriormente deve enviar para o e-mail  para ser analisada a relevância para a Biblioteca. Os materiais sendo de interesse e atendam a demanda dos usuários da biblioteca, contataremos com o doador para que os materiais selecionados sejam encaminhados à Biblioteca André Araújo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: